segunda-feira, 4 de março de 2013

O NASCIMENTO DO TEATRO MODERNO




no fim do século XIX ocorreram dois fatos importantes: a revolução tecnológica, e a união das fronteiras, e também o surgimento da luz eletrica, fator importante e inovador para o encenador moderno. antes havia uma fronteira, geográfica e politica, separando o chamado bom gosto, que era o gosto Françes da estética teatral Skakesperiana, apartir dos anos 1860 as teorias do teatro tiveram mais importancia geográficamente falando.
o teatro moderno passa a ser mais global, atravez da corrente simbolista, ratificando fronteiras culturais. cabe aqui afirmar que a maior contribuição para o teatro do século XIX foi a da luz a gaz, e o inicio da ultilização da luz eletrica na encenação teatral posteriormente.
A revolução que a iluminação elétrica permite ao menos imaginar a teoria do espetáculo com um novo pólo de reflexão e de experimentação, com uma temática da fluidez que se torna dialética através da oposição entre o material, e o irreal, a estabilidade e a mobilidade, a opacidade e a irisação. dai surge pela primeira vez a possibilidade técnica de realizar um tipo de encenção livre de todas as estéticas tradicionais.
Antonie foi considerado o primeiro encenador moderno, no ambito da palavra. tal afirmativa, se justifica pelo fato de que seu nome constitui a primeira assinatura que  a história do espetáculo teatral registrou.ele foi o primeiro a sismatizar suas teorias da arte da encenação.
Antonie é sem duvida um grande inovador do teatro, e também promove uma liquidação. inaugura a era da encenação moderna, assumindo uma herança, consumindo esse legado de ser um grande pioneiro do teatro moderno.

BRUNO BELLEI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente dando a sua opinião