segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

AV2 DE TEATRO MODERNO

QUESTÃO 1 : TODOS SABEMOS, QUE O BARROCO FOI UM MOVIMENTO ARTISTICO GERADO POR UMA CRISE EM QUE VIVIA O HOMEM DA RENASCENÇA. QUE CULMINOU NA FORMAÇÃO DOS ESTILOS ARTISTICOS BARROCO E MAMEIRISMO.
POIS O HOMEM DO RENASCIMENTO, É UM SER QUE ESTA NUMA PROFUNDA CRISE DE VALORES MORAIS, VIVENDO GRANDES CONFRITOS INTERNOS, GERANDO UMA GRANDE TENSÃO EXISTENCIAL, QUE FAZ COM QUE ESSE HOMEM, PERDA TODA A SUA IDENTIDADE.
O HOMEM DO BARROCO VIVE ANGUSTIADO, NÃO CONSEGUINDO EXPRESSAR DE FORMA ARMONIOSA, AS SUAS OBRAS ARTISTICAS.
A ARTE BARROCA PROCURA, UMA SOLUÇÃO PARA OS DILEMAS, E CONFRITOS DE UM HOMEM QUE PERDEU A SUA CONFIANÇA E SUA HARMONIA, ATRAVÉS DE UM FORTE APEGO A RELIGIÃO, ELIMINANDO CONCEITOS RENASCENTISTAS DA VIDA, E DA ARTE.
OUTRO IMPORTANTE CONFRITO DESSE SER BARROCO, É SABER BALANCIAR, OS PRAZERES DO CORPO E AS EXIGÊNCIAS DE NÃO SER TER UMA VIDA PECADORA.
ENTRETANTO, O DILEMA DO BARROCO ESTA SENTRADO NA OPOSIÇÃO CONCEITUAL DE VIDA ETERNA CONTRA VIDA TERRENA, DAI O GRANDE DILEMA DESSE HOMEM QUE VIVE O BARROCO, É SABER AO QUE SE ENTREGAR, TENDO QUE ESCOLHER ENTRE VIVER SENSUALMENTE A VIDA, OU FUGIR DOS GOZOS DA CARNE, PARA ALCANÇAR A ETERNIDADE.
O TEXTO DO TEATRO BARROCO EXPRESSA A CRISE DO HOMEM MODERNO, DE MANEIRA COMO DESCREVI ACIMA.

QUESTÃO 2 : O ESPAÇO DE REPRESENTAÇÃO DO TEATRO BARROCO ESPANHOL ERA REPRESENTADO NO CORRAL, QUE ERA UM LUGAR FECHADO, AO AR LIVRE COM UM ESTRADO FEITO EM MADEIRA QUE UNIA DUAS CASAS VIZINHAS, COM UM PANO ESTENDIDO QUE SERVIA DE TOLDO PARA A PLATEIA. NA JANELA DESSAS CASAS, FICAVAM OS CAMAROTES, QUE ERAM VENDIDOS PELOS DONOS, PARA UM PUBLICO ARISTROCATA PAGANTE. A ESTRUTURA DESSE TEATRO ESPANHOL, ERA BASEADA NOS ESPAÇOS ANTERIORES IMPROVISADOS PARA AS REPRESENTAÇOES TEATRAIS: AS PEÇAS ERAM APRESENTADAS EM UM PÁTIO CHAMADO (CORRAL) QUE ERA CERCADO, POR TRÊS CASAS VIZINHAS ONDE O PALCO FICAVA MONTADO.
ESSE TEATRO, ERA FREQUENTADO POR RICOS E POBRES, MAIS CADA UM FICAVA EM UM LUGAR ESPECIFICO, DE ACORDO COM O PODER FINANCEIRO DE CADA CLASSE SOCIAL.
O PALCO DESSES CORRALES TINHA UMA ENORME ECONOMIA DE RECURSOS, E TAMBEM UMA CENOGRAFIA MUITO SIMPLES, POIS O PALCO ERA NU, O ESPAÇO E O TEMPO DA FICÇÃO SERÃO VIVIDOS, ATRAVEZ DA PALAVRA, CRIANDO UM CENÁRIO VERBAL COM POUCOS ELEMENTOS CÊNICOS.

QUESTÃO 3 : CARACTERISTICAS DO TEATRO ELISABETANO:
O ATOR (ATRIZ)
OS ATORES TINHAM O PODER DE COMANDAR O ESPETACULO NO TEATRO ELISABETANO.
ENTRETANO O PALCO, PERMANECIA COMPLETAMENTE VAZIO, DURANTE A ENCENÇÃO DE UMA PEÇA ELISABETANA, POR CONTA DISSO, CABIA AOS ATORES PREENCHER ESSE
ESPAÇO DE CENA, COM NUMEROS DE DANÇA, LUTAS DE ESGRIMA, CANTAR BEM, SABER TOCAR ALGUM INSTRUMENTO DE MUSICA, DECRAMAR MUITO BEM, E O PRINCIPAL REQUESITO DE UM BOM ATOR, SABER REPRESENTAR BEM O TEXTO.
A PRINCIPAL VIRTUDE DESSE ATOR ERA A SUA VERSATILIDADE ARTISTICA.
OS PEPEIS FEMININOS, ERAM REPRESENTADOS POR GAROTOS ADOLESCENTES, CUJAS VOZES AINDA ERAM UM TANTO INFANTIS, LEMBRANDO COM UMA BOA REALIDADE O PAPEL DE UMA VOZ FEMININA.
AS MULHERES INGLESAS NÃO APARECIAM NOS PALCOS E RARAMENTE NA PLATÉIA, EXCETO AS PROSTITUTAS. POIS AS SENHORAS DE FAMILIA QUANDO IAM AO TEATRO,
USAVAM MÁSCARAS, COMO A DRAMATURGIA ELIZABETANA É ANTI-REALISTA, ISSO NÃO ERA PROBLEMA, ALEM DISSO O PRINCIPAL ELEMENTO DO TEATRO ELISABETANO, ERA A PALAVRA. SHAKESPEARE CONSEGUE TRANSFORMAR UMA DEFICIÊNCIA EM UM RECURSO DRAMÁTICO MUITO SOFISTICADO. NAS COMÉDIAS O MERCADOR DE VENESA, E NOITE DE REIS. ESSAS DUAS PEÇAS EXIGEM QUE AS MOÇAS SE DISFARCEM DE RAPAZES, E ASSIM PASSEM A MAIOR PARTE DA PEÇA. ASSIM SE FAZIA UM JOGO DE CENA MUITO INTERESSANTE PARA O PUBLICO ELISABETANO: ELE SABE QUE UM RAPAZ FAZ UM PAPEL DE UMA MOÇA QUE FAZ O PAPEL DE UM RAPAZ. NO FIM DAS CONTAS, O JOVEM ATOR PASSA A PEÇA FAZENDO O PAPEL DOS DOIS SEXOS.
CENARIOS : NO TEATRO ELISABETANO NÃO HAVIA CENÁRIO, A PALAVRA, OU O TEXTO DO AUTOR INFORMAVA PARA O PUBLICO ATRAVEZ DE VERSOS SE ERA DIA OU NOITE,
ISSO ESTIMULAVA A IMAGINAÇÃO DO PUBLICO PARA QUE ELES CONSEGUISSEM IDENTIFICAR O LOCAL ONDE A CENA OCORRIA.

ESPAÇO DE REPRESENTAÇÃO : UMA PEQUENA BANDEIRA FICAVA FINCADA NO PONTO MAIS ALTO DESSE TEATRO ELISABETANO.POR VOLTA DO MEIO DIA ERA INFORMADO AO PUBLICO QUE HAVERIA ESPETÁCULO, QUANDO A PEÇA ESTAVA PARA COMEÇAR SE OUVIA TROMBETAS A SEREM TOCADAS, AS PEÇAS INICIAVAM POR VOLTA DAS DUAS DA TARDE, E ERAM ENCENADAS A CÉU ABERTO. NÃO ERA PRECISO ILUMINAÇÃO, SE USAVA A LUZ DO SOL, QUANDO ERA NECESSÁRIO MOSTRAR QUE UMA DETERMINADA CENA
SE PASSAVA DE NOITE, VINHA INDICADO PARA OS ATORES NO TEXTO, TAMBÉM SE USAVA TOCHAS.
NÃO SE SABE PORQUE QUANDO OS TEATRO FORAM CONSTRUIDOS, FIZERAM UMA PARTE DELE AO AR LIVRE, APENAS A GALERIA E O PALCO ERAM COBERTOS.
O PUBLICO PAGAVA PARA ENTRAR, SE A PESSOA TIVESSE POUCO DINHEIRO, ELA FICAVA NO PÁTIO EM PÉ, QUANDO O TEMPO ESTAVA BOM O PÁTIO ERA O LUGAR IDEAL
POR SE LOCALIZAR MAIS PRÓXIMO AOS ATORES, A GALERIA ERA O LUGAR MAIS CARO DO TEATRO ELISABETANO.
TEXTO : O TEXTO DO TEATRO ELISABETANO, NÃO TINHA UMA ESTÉTICA FIXA, PREDETERMINADA, MUITO DIFERENTE DO QUE OCORRIA NA FRANÇA, A ESCRITA TEATRAL NA INGLATERRA, NÃO ERA RIGIDAMENTE NORMATIVA, NÃO SEGUIA UM PADRÃO ESTÉTICO, O AUTOR ESCREVIA O TEXTO, E SE FUNCIONASSE BEM EM CENA, ESTAVA APROVADO PELO ESPECTADOR.
OUTRA CARACTERISTICA DO TEXTO ELISABETANO, ERA A UNIÃO DE GENEROS DIFERENTES NUMA MESMA PEÇA,OU SEJA UM TEXTO PODERIA SER TRAGICO,OU CÔMICO AO MESMO TEMPO.
FIGURINO : ERA UM ENORME CONTRASTE, COM O CENÁRIO, QUE ERA SIMPLES E COM MUITA ECONOMIA, OS FIGURINOS ERAM MUITO LUXUOSOS, RICOS, HAVIA UM CERTO GLAMUR COM AS VESTIMENTAS DO TEATRO DE SHAKESPERE, ESSES FIGURINOS ERAM CONTENPORÂNEOS, NÃO HAVENDO UMA PREOCUPAÇÃO EM RECONSTRUIR A HISTÓRIA DA ÉPOCA, OU DA CLASSE ECONÔMICA E SOCIAL DOS PERSONAGENS.

QUESTÃO 4 : O CLASSICISMO FRANÇÊS SE PRENDE AS REGRAS CLASSICAS ESTABELECIDAS POR ARISTÓTELES QUE SÃO: AS UNIDADES DE AÇÃO, TEMPO,E ESPAÇO, E TAMBÉM A UM ALTO VALOR SONORO, ATRAVÉS DE RIMAS MUITO RICAS E VERSOS COM UMA MÉTRICA PERFEITA.

Um comentário:

  1. Gostei da sua minuciosa descrição do teatro Elizabetano,era o que eu procurava,mas ainda estou com algumas dúvidas,o palco não era dividido em três níveis em q aconteciam simultaneamente as cenas?

    ResponderExcluir

Comente dando a sua opinião