quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Resenha do livro Assim falou Zaratustra (Friedrich Nietzche)

Obra de Difícil entendimento, pois o autor usa a figura do sábio Zaratustra, para dizer sua filosofia, de um modo poético e bíblico, expondo o seu pensamento filosófico que é uma total critica ao Cristianismo.
O livro tem uma linguagem literária, sendo uma mistura de Filosofia e Literatura, por que não um Romance Filosófico ? já que o autor vai narrando as aventuras de Zaratustra, e seus discípulos por montanhas, vales, e  outros lugares.
O ponto central da obra é o retorno do 'Super Homem " ( não o das historias de quadrinhos), que na visão do autor é um homem que está acima de qualquer homem.
Considero a obra uma leitura bastante cansativa, é um livro para ler de forma devagar, o autor aborda sua visão particular, sobre varias vertentes filosóficas.

Assim falei sobre Assim falou Zaratustra.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

projeto cultural


ARGEU E MARIETA
sinopse do projeto
Apresento por meio deste documento, o projeto transmidia da adaptação do clássico de William Shakespeare Romeu e Julieta, o projeto terá como foco a abordagem multimidia do clássico Shaquespereano, sendo vinculado a varias midias como: web seríe, videos por meio de aparelhos de comunicação tais como : Smartphones, ipod, tabletis, e um canal no youtube com cenas dos ensaios e bastidores da montagem, e também um seriado de tv, no canal a cado multishow, Intitulado Argeu e Marieta, que é uma adaptação moderna do clássico, em formato de novela, sendo que de curta duração, com exatamente cinquenta capítulos.
Argeu e Marieta, ficará também em cartaz no teatro da Gavea, com Rodrigo Santoro, e cléo pires, no elenco, com direção de Aderbal Freire Filho.
Em 2013 será a vez do clássico  ir para o cinema, com o longa metragem Romeu e Julieta um amor suburbano, com roteiro e direção de Walter Sales.
justificativa do projeto
Trabalhar midias, e publicos diversificados, divulgando a obra teatral de Willian Shakespeare, para faixas etarias e classes sociais diferentes, fanzendo com que todo o tipo de publico tenha acesso a esta obra da literatura universal.
MOTIVAÇÃO DO PROJETO
Esplorar uma literatura clássica, que seja vista em formatos e midias diferentes, unindo o classisismo literario, a era digital.

premio coca cola de teatro infantil


Prêmios Teatrais
Prêmio Coca-Cola de teatro infantil
Histórico

O  Projeto Coca-Cola de Teatro Infantil teve início em 1988, na cidade do Rio de Janeiro. Em 1994, foi criado pela Brito Produções o Projeto Teatro Jovem também patrocinado pela Coca-Cola, onde além da premiação dos profissionais do teatro infantil, o novo projeto também passou a premiar os profissionais do teatro para adolescentes.

Em 1996, com o co-patrocínio da Panamco Spal, a Brito Produções também começa a realizar o projeto de teatro jovem na cidade de São Paulo.

Tradicionalmente, era realizada uma grandiosa festa, onde os indicados a doze categorias, a classe artística e a imprensa conheciam os premiados. Infelizmente dede 1998 este projeto deixou de acontecer.
VENCEDORES
Premiações por ano (ordem crescente)
1988 a 1990
1991 a 1993
1994 a 1996
1997 a 1999
I PRÊMIO COCA-COLA DE TEATRO INFANTIL - RJ - 1988
Júri composto por:
Sura Berditchevsky
Márcia Peltier
Daniel Azulay
Eliana Yunes

Texto
Indicados:
Flávio Marinho (O Rouxinol do Imperador),
Karen Acioly (Os Visigodos),
Paulo César Coutinho (A Bela Adormecida),
Thorton Wilder (Menção Especial)

Vencedor: Paulo César Coutinho
Direção
Indicados:
Karen Acioly (Os Visigodos),
Tônio Carvalho (Em Busca do Coração Secreto),
Miguel Falabella (O Rouxinol do Imperador),
Adriana Maia e Rubens Camelo (Infância)

Vencedor: Tônio Carvalho

Ator
Indicados:
Miguel Falabella (O Rouxinol do Imperador),
Luís Salém (Maroquinhas Fru-Fru),
Bernardo Jablonski (Infância),
Markus Avaloni (Em Busca do Coração Secreto)

Vencedor: Bernardo Jablonski
Atriz
Indicados:
Cláudia Gimenez (A Bela Adormecida),
Teresa Pfeifer (Rouxinol do Imperador),
Carolina Virguez (A Cinderela Chinesa),
Joana de Moraes (Infância)

Vencedor: Cláudia Gimenez
Produção
Indicados:
O Tablado (Tribobó City),
Rachel Arruda (A Cinderela Chinesa),
Cia. do Imaginário (Em Busca do Coração Secreto),
Bel Kutner, Cristiana Lavigne, Carlos Wilson, Márcia Montano e Marcelo Vale (Os Três Mosqueteiros)

Vencedor: Bel Kutner, Cristiana Lavigne, Carlos Wilson, Márcia Montano e Marcelo Vale
cenografia
Indicados:
Joel de Carvalho - In Memoriam (Tribobó City),
Raul Neves (Cinderela Chinesa),
Tônio Carvalho (Em Busca do Coração Secreto),
Ana Letycia (O Gato de Botas)
Vencedor: Joel de Carvalho
Figurino
Indicados:
Lessa Andrade (O Rouxinol do Imperador),
Pedro Sayad (Maroquinhas Fru-Fru),
Kalma Murtinho (Os Três Mosqueteiros),
Joel de Carvalho - in memoriam (Tribobó City)

Vencedor: Pedro Sayad

Música
Indicados:
Ubirajara Cabral (Tribobó City),
Ubirajara Cabral (O Gato de Botas),
Marcelo Saback (O Rouxinol do Imperador),
Mario Avelar, Edson Campos, Marcelo do Rio (Em Busca do Coração Secreto)

Vencedor: Ubirajara Cabral

O PREMIO ATUALMENTE
Chegando aos 20 anos de tradição, a maior e mais conceituada premiação para produções voltadas para jovens e crianças anuncia os indicados do 1º semestre de 2012. O Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem tem 17 categorias e premia os melhores autores, diretores, atores e equipes técnicas. Para esta edição, será lançada uma nova categoria, o Prêmio Crystal Eco de Sustentabilidade, que destacará as melhores montagens que abordam o tema.

Além de resgatar a cultura nacional, a premiação, desenvolvida pela Coca-Cola FEMSA Brasil, tem em sua essência o incentivo a montagens teatrais como meio para valorizar o teatro infantil e jovem, bem como revelar novos talentos. “Acreditamos na importância de grandes empresas no incentivo à cultura, educação, esporte e lazer. É um reconhecimento ao talento, criatividade e empenho de muitos brasileiros que contribuem com a preservação da cultura do nosso país”, afirma a gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade da Coca-Cola FEMSA Brasil, Andrea Souza Silva.

A seleção dos indicados do prêmio foi feita após avaliação de diversos espetáculos de Teatro Infantil e Jovem, exibidas entre 1º de janeiro e 1º de julho de 2012. Outra característica importante da premiação é o corpo de jurados, formado pelos críticos de teatro: Bia Rosenberg, Dib Carneiro Neto, Gabriela Romeu e Marcelo Ventura. A divulgação dos finalistas da 20ª edição do Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem acontecerá em janeiro e o evento de premiação dos vencedores, em março de 2013.
Além do troféu, confeccionado exclusivamente para o evento por uma artista plástica, os vencedores de cada categoria recebem um prêmio no valor líquido de R$ 5 mil e, para as categorias Melhor Espetáculo Infantil, Melhor Espetáculo Jovem e para o Prêmio Crystal Eco de Sustentabilidade, o valor é de R$10 mil, cada.

Nova categoria
No ano em que completa 20 anos de tradição, o Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem lançou uma nova categoria e um desafio para a classe teatral: incluir o tema Sustentabilidade no texto, figurino ou na cenografia de suas produções.

O Prêmio Crystal Eco de Sustentabilidade, patrocinado pela marca de água Crystal Eco, tem como objetivo levar conhecimento e incentivar a discussão do tema para crianças e jovens. As peças podem abordar o desenvolvimento ambiental, social e econômico, que formam o tripé da Sustentabilidade. As montagens inscritas nesta categoria também poderão concorrer nas demais. “As pessoas têm acesso ao tema na escola e outros meios, mas acreditamos que o teatro tem o poder abordar a Sustentabilidade de forma lúdica e mais divertida. Plantando essa sementinha nas mentes de crianças e jovens que podem ajudar a fazer diferença desde já, seja com ações voltadas para a preservação do meio ambiente e tendo atitudes que promovam o bem da comunidade em que vivem”, explica a gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade, Andrea Souza Silva.

Para o Vice-presidente de Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil, Eduardo Lacerda, a nova categoria será um grande marco dos 20 anos da premiação. “O Prêmio FEMSA se mostra como uma excelente oportunidade para estender a discussão da Sustentabilidade para crianças e jovens. E este é o momento perfeito para lançar essa categoria, já que o prêmio, em seus 20 anos, está consolidado e a companhia está totalmente alinhada a plataforma de Sustentabilidade”, explica.
Os indicados e o grande vencedor do Prêmio Crystal Eco de Sustentabilidade serão revelados apenas no evento de premiação, que será especial, já que completa 20 anos de história.

Confira a lista dos indicados do 20º Prêmio FEMSA de Teatro Infantil 2012:

01 – AUTOR DE TEXTO ORIGINAL

- Luiz Alberto de Abreu – Caravana, Memórias de um Picadeiro

- Pedro Guilherme – Gangue

- Luiz Alberto de Abreu – Francesca

- Xico Abreu – O Menino mais Rico do Mundo

02 – AUTOR DE TEXTO ADAPTADO

- Vladimir Capella - A Pequena Sereia

- Miliuma – Amauri Falseti

- Jucazécaju – Carla Candiotto e Rodrigo Matheus

03 – DIRETOR

- Carla Candiotto – Jucazécaju

- Amauri Falseti – Miliuma

- Chico Pelúcio – Caravana, Memórias de um Picadeiro

- Rodrigo Matheus - Homens de Solas de Vento

04 – CENÓGRAFO

- Telumi Helen – Miliuma

- Marcio Medina – Caravana, Mémorias de um Picadeiro

- Marisa Bentivegna – Menor que o Mundo

- Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues – Homens de Solas de Vento

05 – FIGURINO

- José Anchieta - A Saga da bruxa Morgana e a Família Real

- Telumi Helen – Miliuma

- Marco Lima – Jucazécaju

- Marcio Medina – Caravana, Memórias de um Picadeiro


06 – ILUMINAÇÃO

- Cizo de Souza – A Pequena Sereia

- Wagner Freire – Miliuma

- Wagner Freire – Jucazécaju

- Wagner Freire – Menor que o Mundo


07 – MÚSICA ORIGINALMENTE COMPOSTA

- Charles Dalla – A Saga da Bruxa Morgana e a Família Real

- Marcelo Pelegrini – Menor que o Mundo

- Guga Bernardo – Caravana, Memórias de um Picadeiro

- Hélio Ziskind e Ivan Rocha – Jucazécaju

08 – TRILHA SONORA

- Não houve indicação

09 – MELHOR ATOR

- Ronaldo Aguiar – Caravana, Memórias de um Picadeiro

- Danilo Dal Farra – O Menino mais Rico do Mundo

- Fábio Coutinho - Miliuma

- Ricardo Rodrigues - Homens de Solas de Vento


10 – MELHOR ATOR COADJUVANTE

- Cleber Tolini - A Saga da Bruxa Morgana e a Família Real

- Marco Barretho – Gangue

11 – MELHOR ATRIZ

- Rosi Campos - A Saga da Bruxa Morgana e a Família Real

- Manoela Pamplona – Miliuma

- Gabriela Bernardo – Caravana, Memórias de um Picadeiro


12 – MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

- Suzan Damasceno – A Saga da Bruxa Morgana e a Família Real

- Paula Arruda – Gangue

- Maria do Carmo Soares – Francesca

- Renata Zhaneta – Francesca

13 – REVELAÇÃO

- Valentin Mühlberger – pela música originalmente composta - Miliuma

- Bete Rodrigues – pela direção - O Menino mais Rico do Mundo

- Manoela Rangel – atriz – Jucazécaju


14 – CATEGORIA ESPECIAL

- Marco Lima – pela criação dos bonecos – Pedro e o Lobo

- Festival de Férias do Teatro Folha


15 – MELHOR PRODUÇÃO

- Teatro Grafitti Produções – A Saga da Bruxa Morgana e a Família Real

- Ricca Produções Artísticas - Pedro e o Lobo

- Cia Cênica Nau de Icaros – Menor que o Mundo

- Núcleo Corpo Rastreado - Caravana, Memórias de um Picadeiro


16 – MELHOR ESPETÁCULO INFANTIL

- Miliuma

- Jucazécaju

- Caravana, Memórias de um Picadeiro


17 – MELHOR ESPETÁCULO JOVEM

- Gangue

Sobre a Coca-Cola FEMSA
No Brasil, a empresa emprega mais de 13 mil funcionários e atende cerca de 40 milhões de consumidores, distribuídos nas principais regiões do Estado de São Paulo, parte do litoral paulista, todo o Estado do Mato Grosso do Sul, região serrana do Estado do Rio de Janeiro e grande parte do Estado de Minas Gerais.

A Coca-Cola FEMSA possui 34 unidades fabris nos países latino-americanos. A empresa que tem sua sede no México atua também no Brasil, Guatemala, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Venezuela e Argentina.